Super Mario sai dos games para frevar no carnaval de Olinda

Julio Costa Neto

Da tela dos videogames para as ladeiras de Olinda! o Super Mario se transformou também em uma das grandes atrações do carnaval de Pernambuco, acredita? Esse start foi dado por Neide Gonçalves, de 37 anos, que por ser apaixonada pelo bigodudo italiano da Nintendo fundou o “Bloco do Super Mario” há quase 4 anos.

“A ideia de fazer a agremiação surgiu em 2019, quando vi bastante gente fantasiada do Mario Bros, o irmão dele Luigi e até a Princesa Peach pelas ruas da cidade alta de Olinda. Nesse momento eu pensei: vou fazer um bloco de carnaval e levar alegria aos foliões que amam o game”.

Apaixonada por videogame, a Designer Gráfico, passou a revezar o joystick com a sombrinha de frevo para acompanhar o gigante de quase 3 metros de altura pelas ruas do sítio histórico. Neide confessa que descobriu a paixão pelo personagem graças a um vizinho que tinha um console da Nintendo e sempre a chamava para jogar.

“Eu tinha de 9 para 10 anos quando meu vizinho me chamou para jogar Super Mario pela primeira vez. Ele jogava 10 vezes e eu uma, mas e daí? Ali estava nascendo um amor para o resto da minha vida”.

Neide e o boneco gigante do Super Mario

A “foliã gamer” conta que a fase que ela mais gosta do Mario é a Donut Pains 1, do jogo Super Mario Word, do Super Nintendo. Para ficar mais fácil de identificar, é a aquele estágio que é possível pegar a pena e consequentemente voar.  

“Além de ser viciada nesse jogo, passei a colecionar objetos. Tenho vários brinquedos, sandália, toalha, almofada, colcha e muitas outras coisas. Só que a melhor deles é o gigante, que agora é meu filho”, diz.

O Mario Bros de Olinda foi confeccionado pelo artista plástico Gustavo Alex. Todo custo da produção e também da organização para colocar o bloco na rua no primeiro ano (2020) tiveram a ajuda da família e dos amigos. Foram muitas rifas e bingos para custear o sonho de Neide.

“Foi difícil, mas por outro lado muito bem aceito pelos olindenses.  Sempre recebo mensagens positivas. Seja pessoalmente ou pelas redes sociais do Bloco do Mario. Acredito que seja o primeiro boneco gigante dos jogos eletrônicos a desfilar pelas ladeiras no carnaval”, revela.

Gabriel Totti, Neide, Super Mario e Julio Neto

Atualmente, o sucesso do Bloco do Super Mario é tão grande que passou a vender camisas, canecas, copos e muito mais. Os produtos podem ser encontrados no Shopping Patteo Olinda, na loja Espaço Cultural destinada as agremiações carnavalescas.

“A camisa de 2023 está muito bonita. Tem malha 100% algodão, impressão em serigrafia e custa somente 50 reais”, explica.

A agremiação já tem prévia marcada e vai desfilar pelas ruas da cidade alta no dia cinco de fevereiro, quatro dias antes do aniversário de fundação, dia nove. A concentração é na frente da Mercearia do Amparo, número 17, no bairro do Amparo.

A folia também conta com passistas de frevo caracterizado e a orquestra do Maestro Oséas, que além de tocar canções tradicionais do carnaval pernambucano faz algumas adaptações das trilhas sonoras do herói da Nintendo no ritmo da nossa terra.

O primeiro desfile do Bloco do Mario em Olinda – 2020

Super Mario Word: Tudo sobre game clássico da Nintendo

Na época do programa Joga Dois, a gente fez um episódio especial contando os detalhes e curiosidades sobre o game Super Mario World, lançado para o console Super Nintendo. É só clicar e assistir. Se liga!

% comentários
  1. Erica diz

    O melhor bloco, orquestra maravilhosa que faz a saída ficar ainda mais divertida. Não perco por nada!

    1. Julio Costa Neto diz

      É arretado mesmo! Importante o incentivo dos amantes dos games e também do carnaval.

  2. Paulo diz

    Aqui no Rio, tinha um bloco com o mesmo nome, fundado em 2012.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.