Sete dicas para se dar bem em Haven, o novo mapa do PUBG
Tá afim de conquistar o Chicken Dinner na 10ª temporada de PUBG? Então presta atenção nessas 7 dicas e saiba como tirar proveito do novo mapa Haven.
Tudo bem que o mapa tem apenas 1×1 km² de tamanho, mas é possível encontrar muitos edifícios e diversos inimigos espalhados. Veja abaixo como sobreviver, planejar a rota e conhecer cada ponta do território estrategicamente. O Haven do PUBG espera você. Se liga!
1 – Pule do avião sabendo a sua estratégia
Primeira coisa, o Haven é bem menor do que o Erangel então comporta apenas 32 jogadores. Sendo assim, existem menos regiões, mas apresentam características bem definidas e inúmeras possibilidades de surpreender os adversários – ou se esconder até os momentos definitivos da partida, que não demoram a chegar.
Por conta de pouco espaço para erros e tempo menor de duração em cada queda, é preciso já ter uma estratégia definida antes de saltar do avião. Para quem vai encarar a partida com um Duo, a comunicação é chave.
Existe apenas um jogador com você, então fique sempre ativo no microfone para informar tudo com clareza. Use o tempo antes de pular para definir a estratégia e executá-la bem, garantindo o Chicken Dinner.
2 – Conheça todas as regiões
Como são apenas seis regiões para conhecer, fica mais fácil saber qual a melhor para o seu estilo de jogo e como se adaptar a cada rotação. Então, se liga nos detalhes de cada uma delas:
Industrial Park – Na parte mais ao norte do mapa, essa região conta com um mix de áreas muito densas e locais onde a vantagem de altura pode dar a visão necessária para dominar os inimigos com uma arma de longo alcance. Se decidir cair nas pequenas construções mais à esquerda, prepare-se para combates de curta distância e leve no seu kit armas apropriadas. Nos silos e casas maiores, há combates de média e longa distância a todo momento.
Rail Yard – Aqui há uma difícil decisão: por baixo das avenidas elevadas, você vai encontrar mais jogadores e membros da Pillar; por cima, há grandes chances de ser avistado pelo Scout, o helicóptero da facção, mas você pode se dar bem caso saiba se esconder. A vantagem de cair aqui é a possibilidade de estar em uma área central, o que conta pontos na hora de rotacionar de acordo com o fechamento das safes.
Docks – Não há um local que se possa chamar exatamente de seguro em Haven, mas as Docas são as que mais se aproximam disso. Quase como um refúgio para quem não teve muita coragem de cair em Rail Yard ou na Steel Mill, aqui há muito espaço para combates de longa distância e galpões grandes para procurar equipamentos de qualidade. Na parte mais à direita desse distrito, há um caminho de barcaças antigas que pode ser usado em rotações para a área residencial, mas é arriscado, já que inimigos podem te abater com snipers dos prédios que cercam a parte de água.
Steel Mill – A galinha dos ovos de ouro de Haven. Aqui há a vantagem de ser a região mais centralizada do mapa, ter loot de altíssima qualidade e ser um bom local para executar comandantes da Pillar. O problema é que é difícil cobrir todos os ângulos com tanta densidade: inimigos podem estar no telhado ao lado, no canto escuro da próxima esquina ou mesmo te esperando em uma casa abandonada.
Coal Yards – Para os especialistas em armas de longa distância, especialmente snipers, aqui é o paraíso. A área é um descampado enorme com vários pontos iluminados com luz fluorescente. É fácil encontrar um lugar elevado e visualizar os inimigos mais desatentos que vão tentar atravessar a região vindos de outras áreas. Só tome o cuidado de cair mais ao sul, na área mais residencial, para ter um bom loot antes de colocar a barriga no chão e esperar pelos adversários.
Residential Zone – A zona residencial é um conglomerado de casas e ruas apertadas que dão abertura para diversas estratégias. O loot é bom e dá para fazê-lo de forma segura se cair nas pontas. O maior perigo é encontrar membros da Pillar, que aqui patrulham as ruas. Se estiver em Duo, mantenha a comunicação em dia para se dar bem e evitar surpresas desagradáveis enquanto se movimentam.
3 – Comandantes carregam a chave para o tesouro
Haven não possui os clássicos drops aéreos dos outros mapas. Aqui, quem guarda o tesouro são os comandantes da Pillar, a facção que domina a ilha. A cada nova incursão pelo mapa, eles aparecem em locais diferentes, então fique atento para essa possibilidade de conseguir loots valiosos e raros.
No entanto, a tarefa não é simples e envolve riscos. A área onde estão os suprimentos da Pillar é bem defendida. Tenha certeza de que abateu todos os guardas no local antes de partir para o comandante. Os guardas contam com equipamentos simples e são mais fáceis de serem eliminados, mas o chefe é como um jogador com equipamentos de alta raridade, portanto bem resistente e com dano elevado.
Para quem for tentar essa peripécia, a melhor estratégia é usar molotovs para complicar a vida do comandante. É mais silencioso e facilita o abate, principalmente nas áreas fechadas, como uma sala ou quarto. Assim que eliminar o alvo, procure rapidamente no seu loot a chave para o suprimento, que geralmente está por perto.
Tenha em mente que assim que abrir o suprimento com a chave, ele fica acessível para todos os jogadores. Se alguém estiver por perto, pode ser que esteja observando, apenas esperando o momento certo para te eliminar e roubar tudo. Assim como com os Airdrops, tenha certeza de que está seguro antes de partir para o loot.
4 – Se avistar o Killtruck, corra!
A Pillar é extremamente bem equipada e está pronta para combater todos que ousarem andar pelas ruas de Haven sem autorização. O Killtruck é um dos veículos que eles possuem no arsenal: trata-se de um blindado gigante e rápido que lança granadas incendiárias em quem quer que seja avistado.
O Killtruck patrulha as ruas de Haven e precisa ser evitado a todo custo. Nem tente trocar tiros com ele, pois é impossível destruí-lo. Se notá-lo por perto, corra loucamente, utilizando sempre os edifícios para se esconder dele e dos outros jogadores que possam estar na área. A sensação que você vai ter enquanto tenta sobreviver por esse mapa é quase como a de brincar de polícia e ladrão, mas com armas de grosso calibre liberadas.
5 – Se o Scout te avistar, corra também!
O outro veículo da Pillar que vai tentar acabar com a sua paz é o Scout, um helicóptero que patrulha Haven pelos ares. Com uma luz potente, ele denuncia para o Killtruck a posição de jogadores desavisados.
Assim como com o Killtruck, não há outra boa escolha senão tentar se esconder de novo. O agravante aqui é que o Scout avisa sua posição para todos que estão em volta, então o perigo vai ser ainda maior. Se for avistado, é hora de correr como nunca e rezar para não ser abatido pelo caminho.
6 – O paraquedas de emergência pode ser a saída
Um mapa novo de PUBGnão poderia vir sem um equipamento inédito e interessante. A bola da vez é o paraquedas de emergência, um item que fica no seu espaço de cintura e pode ser ativado ao pular do topo de algum edifício.
Na teoria, ele funciona exatamente como o paraquedas que você utiliza ao saltar do avião. Na prática, é um equipamento de fuga e rotação valioso, que você pode utilizar tanto para escapar dos veículos da Pillar, especialmente o Scout, quanto para chegar em novas regiões, seja correndo do gás ou para ter uma vantagem de posicionamento.
Esse item pode ser encontrado espalhado por Haven e é consumido após o uso. Tome muito cuidado para não pular e esquecer de pressionar o botão para abri-lo, se não vai acabar se esborrachando no chão e indo parar direto no Lobby.
7 – Jogar no limite do gás é mais recompensador do que nunca
Por conta do tamanho reduzido de Haven, as safes se tornam ainda mais mortais e os erros raramente têm perdão. Preste muita atenção no movimento do gás e tome sua decisão de quanto tempo dá para fazer o loot ou encarar inimigos com antecedência.
Para quem já tem o costume de lutar no gás e punir os retardatários, esse mapa é um prato cheio. Quem chegar na próxima safe primeiro e se posicionar para uma boa linha de visão para o gás, vai encontrar muitos inimigos correndo desesperados. Só tome cuidado para não alertar os veículos da Pillar enquanto tenta conseguir um número maior de abates.