Jogo pernambucano “O Resgate de Fárya” é gratuito e chega em novembro

Julio Costa Neto

Jogo mobile, O Resgate de Fárya chega dia 04 de novembro para Android e é totalmente gratuito. O título foi desenvolvido por pernambucanos do estúdio de animação Viu Cine e a equipe do Combogó, extensão da graduação em “Jogos Digitais” da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.

O projeto criado e dirigido pelo cineasta Erickson Marinho coloca “pai e filho” em uma aventura fantástica para resgatar um falcão mágico de papel que ficou preso em uma torre sombria. O pássaro foi um presente do pai para o menino, uma das brincadeiras que Erickson gostava quando era criança.

“Lembro que eu e meu pai sempre usávamos nosso mundo imaginário na diversão. Fazíamos brinquedos com latas, madeira e papel. Por estar sempre presente, animado e enérgico, essa cumplicidade do meu pai foi a principal inspiração para a história. Inicialmente seria um curta-metragem, mas acabamos adaptando para o universo dos games”, revela.

Erickson Marinho e o pai Edjonhson Pinto / Foto: Acervo familiar

Em O Resgate de Fárya, o garoto tenta superar o medo do escuro e a insegurança durante a missão ao lado da figura paterna. A aventura é basicamente um reflexo do passado para o aposentado, Edjonhson Pinto, de 60 anos. Para ele, ver o filho eternizar a diversão simples, de aproximadamente 30 anos, dessa maneira especial é uma emoção e tanto.

“Como pai me sinto realizado. No dia a dia, durante a criação, a gente sempre se pergunta se fez ou está fazendo a coisa certa. Mas quando vi o trailer do joguinho pela primeira vez fiquei emocionado. A sensação é dever cumprido por ter sido um pai presente”, confessa.

O game pernambucano está finalista do Festival do SBGames. No de “Festival de Jogos”, em três categorias: Melhor Jogo Mobile, Melhor Jogo de Estudante e Melhor Narrativa em Jogo de Estudante. Já no “Festival de Artes”, InGame Video (Melhor Vídeo de Jogo).

Julio Neto e Gabriel Totti são as vozes do “Pai e Filho” em O Resgate de Fárya / Foto: Nélio Torres

JOGABILIDADE

O jogo de plataforma em 2D, com puzzles e três estágios, coloca o menino na tentativa de superar o próprio medo do escuro e a insegurança ao lado do pai que sempre o orienta e guia na missão. As principais referencias para o projeto foram os clássicos Donkey Kong 2, do Super Nintendo e Sonic 2, do Mega Drive.

A torre onde se passa toda a história tem três andares. Em cada andar, pai e filho vão encontrar desafios para correr, pular e fugir dos monstros.

Fase 1:

O primeiro andar é mais introdutório. Preste bastante atenção porque é nela que o jogador vai aprender as principais ações. Embora tudo seja muito intuitivo é importante conhecer o visual onírico do jogo e consequentemente se familiarizar.

Divulgação / Fase 1 – O Resgate de Fárya

Fase 2:

Cuidado com a água! No piso dois, vai ser preciso pegar carona em um barquinho de papel para pular as plataformas, subir as escadas e ir avançado para outros locais. Lembrando que os monstros: polvos e piranhas vão tentar atrapalhar.

Divulgação / Fase 2 – O Resgate de Fárya

Fase 3:

O terceiro e último andar é a fase final, a grande luta contra o chefão. Aqui vai ser necessário enfrentar o “medo”, literalmente. Desta vez sem a ajuda o pai, o filho tem que superar o vilão para finalmente zera o game e resgatar Fárya.

Divulgação / Fase 3 – O Resgate de Fárya

Em O Resgate de Farya foi utilizado um motor Unity 3D com linguagem e programação C#. A equipe composta por alunos da UNICAP teve a participação de três programadores, dois designers de interface para criação da identidade visual e um game designer.

O Supervisor de Programação do Projeto Rennan Rafaelle achou muito legal a experiência. Desde as reuniões semanais, acompanhamento das atividades e melhorias.

“Foi a primeira vez que tivemos a participação de uma equipe externa, fora da instituição. Todo mundo estava bastante aberto para se ajudar e entender o modo de como o outro trabalha. Isso foi essencial para o resultado final”, detalha.

PERSONAGENS:

Filho: É o único personagem jogável no game. Ele é inseguro e embora tenha energia para brincar, correr e pular é facilmente dominado pelo medo. Graças ao pai, que está sempre dando suporte, o menino segue ganhando autonomia para resolver os desafios. Toda a aventura de O Resgate de Fárya é uma metáfora para uma jornada de amadurecimento.

Pai: É uma figura carismática e enérgica. Apesar de não ser um personagem jogável, ele está sempre por perto para ajudar o filho. Quando ambos estão juntos, comandos especiais são desbloqueados: o soco (quebra alguns obstáculos mais rígidos) e o arremesso (joga o filho para o ar, fazendo ele alcançar lugares mais altos). O pai também serve de tutorial, quando aconselha e orienta quem está jogando.

Fárya: É um falcão mágico de papel que o pai dá para o filho no começa da história. Ao que tudo indica, o presente é um ciclo de afeto que o pai do jogo recebeu do próprio pai no passado. Fárya representa nossos sonhos, metas e objetivos de vida. Sempre que duvidamos de nós mesmos, o falcão de papel é abatido. Sendo assim, é preciso salvá-lo.

Monstros de sombra: Esse são os inimigos que surgem para impedir que o menino siga o próprio caminho. Eles causam danos físicos e representam as ilusões que a escuridão provoca. Inclusive ver nas sombras coisas que não existem. Para combater esses vilões, nada melhor do que uma boa dose de luz para perceber que nem tudo é o que parece.

DUBLAGEM PERNAMBUCANA:

O texto dos diálogos do game para celular tem como referência a literatura de cordel, linguagem caracterizada pela prosa em verso e aspecto regional. Sendo assim, a dublagem é um ponto diferencial em O Resgate de Fárya. A produção escolheu dois atores de voz que na vida real também são pai e filho. O objetivo da escolha era aprofundar ainda mais a interação entre os personagens e transparecer o sentimento fraterno da cumplicidade.

“Foi a primeira vez que eu e meu pai dublamos juntos. A gente riu e se emocionou bastante, principalmente por serem dois personagens negros. Não é comum encontrar protagonistas iguais a nós nos games que eu jogo”, diz Gabriel Totti, de 11 anos.  

TRILHA SONORA:

Em O Resgate de Fárya a trilha foi pensada para acompanhar as emoções vividas pelo filho durante a aventura. Como ela está numa crescente evolução e afirmação dos sentimentos, o som vai acompanhar as sensações vividas no percurso. Simplificando, se o menino estiver com medo haverá medo, caso o espirito inspire coragem a música será o reflexo das atitudes dele, e assim consequentemente. A mesma forma se aplica nas relações e intervenções do pai. Felipe Andrade foi quem cuidou da sonorização e efeitos. O “mago” como é conhecido disse que usou referência dos jogos Child of Light para Xbox 360, Xbox One, Wii U, PS3, PS4 e PC e Disney Epic Mickey, exclusivo para Nintendo Wii.

“A música e som de “O Resgate de Fárya” dialogam com o universo mágico e infantil. Utilizamos instrumentação que remetem a nossa infância, como music box, um piano aveludado que lembra canções de ninar além de sons de brinquedos real ou descaracterizados para trazer esse mistério que a nossa mente cria quando somos crianças”, explica o músico, sound designer e técnico de áudio.

Divulgação / Equipe – O Resgate de Fárya

O Resgate de Fárya pode ser baixado totalmente grátis no Google Play para Andoid. A produção independente teve o apoio da Funcultura Audiovisual do Governo do Estado de Pernambuco.

% comentários
  1. Felipe diz

    Excelente texto e jogo. Trás a humanidade e sentimentos por trás do jogo. Muito bom saber que o jogo todo foi feito através de relacionamentos.

  2. Erickson diz

    Que matéria linda! E bem completa. Deixou um gostinho de quero saber mais e conhecer esse projeto. Parabéns 🙂

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