GTA V é um dos melhores jogos de todos os tempos e vai deixar saudades

Foi ótimo enquanto durou, mas o queridinho da Rockstar – e de muitos players deste mundão – está com os dias contados. Acompanhe a análise que fizemos!

GTA V Online

Quem é que nunca jogou ou ouviu falar no GTA V? É quase impossível achar um ser humano ligado nas ondas que não conheça o jogo. A franquia mais lucrativa da Rockstar Games teve sua versão mais popular e divertida nesses últimos anos. E pra fazer um jogo viciante desse, não foi da noite pro dia, nem mesmo de um ano pra outro. Foi um trabalho que envolveu até captação de ideias e mecânicas implementadas pela própria comunidade gamer.

Tudo começou em 97

Mesmo com gráficos modestos, o jogo já nasceu fazendo sucesso desde sua primeira versão. É importante frisar que lá em 1997 os gráficos dos games eram bem precários. Apesar disso, Grand Theft Auto era adorado pela sua originalidade e o leque de possibilidades que dava aos players.

Grand Theft Auto 1 - GTA 1
Primeira versão do Grand Theft Auto (GTA I)

A desenvolvedora continuou avançando com o game, principalmente para acompanhar as novas tecnologias e deixar o jogo com gráficos condizentes com a sua geração. E foi em relação a mecânica e o game design do jogo que a comunidade entra em cena com uma implementação que iria revolucionar o game.

A comunidade mexeu no jogo

Ainda com muita popularidade entre os players, em 2009 o Grand Theft Auto estava em sua quarta edição e tinha gráficos mais realistas em 3D. Embora deixasse o jogador com a liberdade de fazer o que quiser durante a jogatina, o jogo permanecia offline, apenas com campanhas single player.

Foi então que começaram a surgir mods com modos de jogo online para o game na versão anterior, o GTA San Andreas. Ou seja, foi a comunidade que por conta própria mexeu no jogo e implementou recursos online para que os jogadores pudessem jogar juntos em rede e também via internet.

GTA Torcidas
GTA Torcidas – GTA Vice City modificado por players para ganhar modo online

E dessas modificações, nasceu o mod brasileiro ‘GTA Torcidas‘, que era muito popular e tinha o foco em torcidas organizadas.

GTA V Online

A Rockstar, felizmente, não ficou só assistindo e em 2013 lançou o GTA V com a sua narrativa principal focada no online. Isso colocaria de forma definitiva o que os próprios gamers já haviam implementado em uma versão clássica do jogo. Foi tiro e queda. Se o game já era sucesso, agora online e com servidores oficiais da desenvolvedora, ele se tornaria febre.

GTA V

E não é a toa. O GTA V Online tem um vasto conteúdo e dá inúmeras possibilidades de diversão multiplayer aos jogadores. Inclusive, grande parte desses recursos foram implementados depois do lançamento do game.

É interessante o fato de que pessoas que compraram o jogo lá no início, agora tem um game bem mais completo e melhor sem ter tido que desembolsar nenhum real a mais por isso. Inclusive, esse é um dos motivos para que a Rockstar seja tão querida na comunidade.

GTA V Online
Imagem de divulgação – GTA V

Outro lance curioso do game é que a versão online tem um conteúdo infinitamente maior do que a offline: ser um ladrão de carros de luxo para exportação, realizar golpes para roubo a bancos, ter o seu próprio hangar de aviões, o seu iate luxuoso ou o seu escritório de fachada para encobrir os atos ilícitos são só algumas das ocupações que você pode ter no GTA V Online para se divertir e faturar dentro do game, junto com seus amigos e toda a comunidade.

O jogo, claro, não é perfeito. Há muitas críticas sobre o enredo e roteiro do game, principalmente em questões machistas, sexistas e xenófobas. Algumas falas e textos são bem pesados nesse sentido e se não existissem no jogo, fariam dele um game ainda melhor.

É um alerta para a desenvolvedora escutar a comunidade novamente e rever seus conceitos na hora de contratar e aprovar o trabalho de seus redatores e roteiristas nesta próxima versão do game. E aposto que fará. A Rockstar, já deu indícios no co-irmão Red Dead Redemption de que atenderá novamente os anseios da comunidade, agora nesse aspecto mais conceitual do game.

GTA V Online
Visão dentro do veículo em GTA V

Vai deixar saudades

É… Tá chegando a hora. Especula-se que a ‘Cayo Perico Heist’ seja a última atualização do GTA V Online, pois as atenções da desenvolvedora vão se voltar totalmente para o GTA VI.

É claro que muita gente não vai deixar de jogar, mas é inegável que a quantidade de jogadores online vai cair muito nesses próximos anos. E que, mesmo que talvez lentamente, a maioria dos players vai migrar para a próxima versão do game, abandonando o GTA V.

Uma coisa podemos afirmar: sem dúvidas, é um dos melhores games já lançados em toda a história. A popularidade em todas as classes sociais e o tanto de grana que a Rockstar faturou com o jogo falam por si. Só para você ter uma ideia, em 2018 o jogo já teria rendido a desenvolvedora a cifra de 6 bilhões de dólares.

GTA V Online
Modo online em GTA V

Agora é ver se a Rockstar vai segurar a onda e conseguir fazer um jogo que supere o antecessor. Em gráficos sabemos que este novo GTA VI será superior, mas no frigir dos ovos o que importa é a diversão. E nisso o GTA V é unanimidade. Alguns mais, outros menos. Mas é difícil achar players que não caíram nas graças do game.

Os rumores apontam que o GTA VI chega em 2021 ou em 2022. Até lá, é curtir os últimos meses áureos do game atual, ainda com salas lotadas e uma nova atualização que está prometendo.

A possível última atualização do GTA V Online, a ‘Cayo Perico Heist’, que será implementada neste dia 15 de dezembro, vai disponibilizar nada mais nada menos do que outra ilha dentro do mapa para uma nova missão de um grande assalto a banco. Dá pra tu?

É, meus amigos… Foram ótimos momentos juntos, mas ele tá indo embora. Aproveite enquanto é tempo, pois um dos melhores jogos de todos os tempos já tem data de validade para virar um clássico e vai deixar saudades.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.