Já pensou em ter um “Funko Pop” igualzinho a você?

Julio Costa Neto

Vocês sabem o que é Funko Pop, né? São aqueles bonecos colecionáveis que todo mundo que curte cultura pop tem em casa. Claro que também é possível encontrar essas figuras nas estantes daqueles que não consomem absolutamente nada do mundo geek. Até porque elas são bonitinhas demais e serve como uma decoração arretada.

A empresa americana Funko Inc. é a responsável pela produção oficial e inclusive tem acordos assinados com a Marvel Comics, Dc Comics, WWE, Lucasfilm, Sony Pictures, Paramount Pictures, Nickelodeon, DreamWorks, Hasbro, CBS, Fox, Warner Bros, Disney, HBO, PEanuts, BBC, MLB, NFL, Ubisoft, NBCUniversal, Cartoon NEtwork, Netflix, Mattel, 2k Games, Bethesda Game, Pokémon, Sega, Actvision, Capcom e Jim Henson Company. Tudo isso para a confecção de personagens de filmes, séries, animações e muito mais.

Alex Victor e alguns Funko Pop da coleção / Foto: Divulgação

O cantor e stand up comedy, Alex Victor, de 37 anos, coleciona vários heróis da Marvel Comics e também da DC Comics. “Acho o designer legal e é bem diferente dos action figure. Tem identidade própria”. O apreciador do universo geek garante que o preferido dele é o personagem Homem de Ferro.

Já o favorito da jornalista, Kamila Ferreira, de 26 anos, é a Jinx do game League of Legends “Foi muito difícil achar esse Funko, não tinha no Brasil. Tive que importar. Sou apaixonada por personagens femininas” revela.

Kamila Ferreira e algumas das meninas dela / Foto: Divulgação

Alex confessa que gostaria de ter o próprio bonequinho ao estilo Funko Pop, simplesmente por gostar de produtos exclusivos. “Claro que sim, acho legal demais. Isso é cada vez mais procurado no mercado hoje em dia”, diz.

Para Kamila o sentimento não é diferente. Ela já pensa em até brincar com a bonequinha. “Eu amaria! Seria incrível ter uma Kamilinha para chamar de minha”.

Queli Pinheiro / Foto: Divulgação

O desejo do público por colecionadores encaixou como uma luva, na mão de Queli Pinheiro. A artesã, de 46 anos começou a produzir Funko personalizado, uma versão exclusiva da forma que o consumidor preferir. A paulistana de Vila Guilhermina, Zona Leste de São Paulo trabalha com biscuit há 20 anos, mas a cerca de três iniciou a confecção dos bonequinhos: “O primeiro surgiu graças a um pedido de uma cliente. Depois, as solicitações foram aumentando gradativamente”, revela.

Produzir uma réplica do Funko leva mais o menos 20 dias. O processo tem que respeitar toda a etapa da secagem, até porque são utilizados massa de biscuit, tinta, arame, base de acrílico, cola, isopor e outros materiais para auxiliar na modelagem: “Graças a Deus tenho agenda fechada antes mesmo do ano encerrar. Isso é um sonho para todo e qualquer artesão”, confessa Queli.

Cada arte varia de R$ 180,00 a R$ 500,00. Isso dependendo da complexidade do pedido que só faz crescer a cada dia. O faturamento mensal da empresa vamos ficar devendo, é um mistério. Porque se perguntarmos a Queli, CEO da empresa Cuka Art & Biscuit, ela brinca: “É o suficiente para pagar as contas e ainda sobra para gastar com balas, chicletes e pirulitos”.

Antes de fazer a alegria da comunidade geek, Queli estava grávida do segundo filho quando foi demitida de uma empresa onde trabalhava como secretaria. Pra ajudar o marido, arregaçou as mangas e descobriu uma profissão. Melhor dizendo, uma paixão, um amor… refletidos nos comentários dos clientes “Ser reconhecido, valorizado e receber todo esse carinho de quem curtem minha arte não tem preço”, finaliza.

E se você faz um trabalho legal nesse seguimento, fala com a gente. Teremos o maior prazer em divulgar o seu talento, no quadro “Players 1 e 2” para todo o planeta!

PLAYERS 1 E 2

Reportagem: Julio Neto@juliocostaneto

Participação: Queli Pinheiro – @cukaartbiscuit

Blog: juliocostaneto.com.br | Instagram: @juliocostaneto | Twitter: @julionetocosta | Youtube.com/julioneto

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.