FIFA ou PES 2021? Qual o melhor? Quais as novidades?

Todo ano é a mesma resenha. Os gamers entram na boa e velha discursão. Qual é melhor, FIFA ou PES? A gente entrou de cabeça nessa polêmica e mostra as novidades de cada um deles. É clicar no vídeo lá embaixo ou ler o conteúdo para fazer a sua escolha na hora da compra. Isso se você ainda não comprou. Se liga!

Qual tem os melhores gráficos?

Tanto o FIFA, quanto o PES evoluíram bem os gráficos. O game da EA Sports melhorou a iluminação e também os aspectos dos jogadores, tentando deixá-los mais reais. Já a Konami manteve os traços do anterior, melhorando alguns atletas. O Gabriel Barbosa, o Gabigol, do Flamengo foi um deles. Para quem prefere mais realismo, o PES leva vantagem sobre o FIFA nesse quesito.

Quem conseguiu as melhores licenças?

Sem dúvida, FIFA continua sendo o mais relevante no licenciamento. A EA Sports conseguiu mais de 30 ligas, 17 mil jogadores e 700 times com representação oficial. Diga aí?

O game se destaca ainda na qualidade dos campeonatos. A Premier League, a La Liga e a Bundesliga são exclusivas, e o FIFA ainda tem a Libertadores da América, Copa Sul-Americana, Champions League e Europa League. Ou seja, todos estão 100% no jogo.

O PES continua focado no público no Brasil. O jogo possui a licença exclusiva do Campeonato Brasileiro da Série A e também da Série B. O detalhe é que a Konami adquiriu oficialmente os direitos de 39 dos 40 times das duas divisões. O Palmeiras foi o único que não fechou acordo e está no título com o nome “São Paulo Barra Funda”. O PES ainda perdeu a licença do Inter de Milão e Milan (Campeonato Italiano), mas manteve a Juventus com exclusividade. As equipes do Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United, Arsenal e muitas outras também estão no game.

Sobre a jogabilidade do FIFA e do PES?

Na nossa humilde opinião, a jogabilidade continua sendo uma questão de preferência. O FIFA trouxe um novo modo de “Condução Ágil”. Feito a partir de uma pesquisa e captura de movimento dos melhores dribladores do mundo. A EA Sports aposta ainda no “Sistema de Colisão Natural” que promete fazer com que os esbarrões e divididas tenham mais realismo.

Já o PES optou por mudanças muito mais sutis. Pensando já na próxima geração de consoles foi lançado um “Season Update” para a versão 2021. Sendo assim, a versão mais recente do título tem apenas melhorias pontuais nos dribles, domínio, precisão dos chutes e estilo de jogo para cada jogador.

Que tal falarmos dos modos de jogo?

FIFA e PES continuam com os recursos do jogo que até agora trouxeram grande sucesso. Quem lembra do Ultimate Team e Modo Carreira (FIFA), e MyClub e Master League (PES)?

A única diferença do FIFA em relação ao PES é o modo “Volta”, que conta com partidas de futsal e futebol de rua. Parecido com o clássico “FIFA Street”, lembra?

Já a Konami adiou o lançamento da Eurocopa que estava previsto na atualização do PES 2020. Mas a competição não aconteceu por conta da pandemia. Assim, o campeonato europeu está relançado também na versão 2021.

Quem gosta das narrações?

No FIFA, Gustavo Villani é a bola da vez. Ele substitui, Thiago Lieft, na narração. Villani vai ter a companhia e os comentários de Caio Ribeiro que continua no game. O PES, manteve a dupla de muitos anos. O narrador Milton Leite e o comentarista Mauro Beting.

Agora é só você analisar cada tópico com bastante atenção e escolher qual vai ser o seu o preferido. Beleza?

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.