Viciante, Stardew Valley não é um simples jogo de fazendinha
Quem pensa que Stardew Valley é um jogo casual de fazendinha, se engana. Apesar do gráfico pixelado em 2D, o game traz complexidade e uma imersão vista em poucos jogos do gênero.
Nesse game de RPG você herda a fazenda do seu avô e tem que administrá-la para levar novamente este lugar a mais lucrativa prosperidade. E não é uma tarefa fácil, principalmente para aqueles que estão iniciando o game.
O que mais me fascina nesse jogo é a liberdade que ele te dá para seguir o caminho que preferir para alcançar os objetivos desejados, que inclusive, podem ser vários.
É um verdadeiro sandbox. Para quem desconhece o termo, é utilizado para se referir a games que os jogadores podem fazer modificações no cenário, como criar edificações e cortar árvores, por exemplo.
Stardew Valley é diferente em tudo
Pioneiro em vários aspectos, esse game veio pra ser referência para outros jogos que já chegaram e ainda estão chegando. É um divisor de águas na indústria de jogos indie.
Para você ter uma ideia, você pode interagir com outros NPC’s* e ter uma relação amorosa, de amizade ou de inimizade. Você pode ter até um filho com ele ou ela. É muito divertido, acredite!
Isso é feito a partir de um sistema de presentes que o jogador pode entregar ao personagem. Isso além de favores pessoais que você pode resolver para eles. Inclusive, esses favores pessoais também podem acarretar desavenças com outros moradores da pequena província do jogo.
Ao jogar, você terá várias formas para produzir e ganhar dinheiro. O jogador poderá escolher fazer todas elas, algumas destas ou até mesmo focar em apenas uma dessas atividades lucrativas.
Entre as atividades, a principal é a plantação e colheita, mas tem muito mais ofícios. Cultivo de mel com apiário, criação de animais para produção de leite; lã e etc, fabricação de produtos artesanais; como maionese e geleia, produção de bebidas; como vinho e cerveja e por aí vai. Essas são só algumas das ocupações que você pode investir para evoluir no game.
Além de colheitas de hortaliças e ervas, você também pode plantar árvores para colher frutas como maçã e laranja. Até uma estufa você poderá construir ao chegar em um certo nível.
Além disso, você pode pescar peixes e crustáceos com vara ou fossos, fazer dungeons em busca de materiais e realizar missões da história do jogo para desbloquear mais coisas, como edificações, NPC’s exclusivos, áreas secretas do cenário e itens especiais do jogo.
Difícil e divertido
A complexidade do jogo vem desta variedade de ações que você pode investir para ter resultados imediatos, a curto ou a longo prazo. Suas decisões contam muito nesse game e se você está começando, certamente vai se arrepender de muitas delas no decorrer do jogo.
É um jogo difícil, principalmente no início. O game conta com as quatro estações do ano e você vai ter que levar isso muito em conta na hora de decidir como vai ganhar dinheiro naquele período.
No começo é um pouco complicado, mas quando você pega a prática e começa a entender melhor o jogo, as portas vão se abrindo e você aproveita ainda mais o game.
Jogo feito por um desenvolvedor obstinado
Como se já não bastasse toda a inovação que este game traz para os jogos de RPG, Stardew Valley foi feito apenas por um desenvolvedor, o Eric Barone.
Eric criou o roteiro, programou e desenhou todos os personagens e cenários do game. Dá pra acreditar?
Ele já contou que foi recusado em várias desenvolvedoras grandes em entrevistas que fez quando estava em busca de emprego na industria de jogos. Foi aí que decidiu parar de procurar e criar o seu próprio jogo sozinho. A tarefa não foi fácil, mas o cara conseguiu.
Lançado em 2016, o resultado tá aí. Um game lindo, viciante e que nesse ano garantiu a incrível marca de 10 milhões de cópias vendidas.
Pode apostar, esse game vai te garantir várias horas divertidas. E o jogo é tão massa que você vai querer zerá-lo mais de uma vez.
Afinal, a primeira vez que você jogar vai estar bem verde. Só na criação de um segundo personagem que você vai saber mais como agir bem desde o começo para garantir resultados melhores e de forma menos tardia.
Jogadores mostram suas fazendas
Esse game te dá uma possibilidade tão grande de fazer algo original na construção da sua fazenda, que os jogadores competem entre si para ver quem cria a fazendinha mais bonita.
Veja algumas belas fazendas de jogadores da comunidade e aproveite para conferir como o game fica diferente dependendo dos gostos pessoais e arquitetura que o player imprime em suas criações.
É massa demais. Vai pelo cara. Se você gosta de RPG de mundo aberto em 2D, esse é o jogo. Este ano ele ganhou uma atualização que o tornou um jogo multiplayer, permitindo que jogadores possam jogar juntos. Ficou ainda mais divertido. Afinal, jogar com os amigos torna a experiência mais legal.
O jogo é tão irado, que como já dissemos, virou referência para outros games do gênero. Os jogos Graveyard Keeper e o Atomicorps não me deixam mentir. São baseados claramente na mecânica de Stardew Valley e por isso lembram muito o game.
Stardew Valley tem versão em português e está disponível para Android, iOS, PS4, Nintendo Switch e PC.
*NPC (Non-player character): Personagem não jogável. Esse termo é usado para se referir a personagens do jogo que não são manipulados por jogadores.